Aula sobre Numeros Racionais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, ou seja, são números que representam uma quantidade que pode ser dividida em partes iguais. Na reta numérica, os números racionais são representados por pontos que estão entre os números inteiros. É importante que os alunos compreendam a relação entre os números racionais e a reta numérica, pois isso facilita a comparação e ordenação desses números.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da comparação e ordenação de números racionais na reta numérica. Em seguida, os alunos irão criar um mapa mental sobre o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre números racionais e reta numérica em grupos. Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma e você irá esclarecer dúvidas e complementar as informações.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar dois esboços de exercícios que envolva uma reta numérica com números racionais selecionados por você. O exercício deve falar sobre comparação e ordenação de números racionais na reta numérica.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão decidir em grupo qual será o esboço escolhido para representar o exercício de comparação e ordenação de números racionais na reta numérica. Oriente os alunos na tomada de decisão e compartilhe sugestões de melhorias aos esboços apresentados.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar o exercício final em grupos. Acompanhe os grupos e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão compartilhar os exercícios criados para que outros grupos possam testar e dar feedbacks. Aproveite para avaliar os exercícios e esclarecer dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e peça aos alunos que compartilhem suas impressões sobre as atividades e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais na reta numérica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de tomada de decisão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do exercício.
  • Qualidade do exercício criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre a comparação e ordenação de números racionais na reta numérica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do exercício.
  • Esclarecer dúvidas e complementar as informações sobre o tema.
  • Avaliar o exercício criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre números racionais e reta numérica em grupos.
  • Criar um esboço do exercício.
  • Decidir em grupo qual será o esboço final do exercício de comparação e ordenação de números racionais na reta numérica.
  • Criar o exercício final em grupos.
  • Testar o exercício criado em grupos e apresentar para a turma.