Aula sobre Numeros Racionais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Números racionais são números que podem ser escritos na forma de fração, ou seja, são números que representam uma quantidade que pode ser dividida em partes iguais. O objetivo aqui é aprender sobre números racionais na reta numérica, que é uma forma de representar esses números visualmente. Essa habilidade é importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como porcentagem e proporção. Além disso, é uma habilidade que pode ser aplicada em situações cotidianas, como em compras parceladas ou em cálculos de descontos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre números racionais na reta numérica. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Compartilhe exemplos práticos de situações cotidianas em que os números racionais na reta numérica são utilizados, como em compras parceladas ou em cálculos de descontos. Pergunte aos alunos se eles conhecem outros exemplos também.

  3. Etapa 3 - Representação de números racionais na reta numérica

    Apresente a reta numérica e explique como os números racionais são representados nela. Os alunos devem praticar a representação de números racionais na reta numérica. Circule pela sala e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Comparação de números racionais

    Mostre exemplos de comparação de números racionais na reta numérica e explique como isso é feito. Os alunos devem praticar a comparação de números racionais na reta numérica. Aproveite para auxiliar os alunos nas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Ordenação de números racionais

    Explique alguns exemplos de ordenação de números racionais na reta numérica e como isso é feito. Os alunos devem praticar a ordenação de números racionais na reta numérica. Aproveite para acompanhar a atividade e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais na reta numérica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em representar números racionais na reta numérica.
  • Habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais na reta numérica.
  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas em que os números racionais na reta numérica são utilizados.
  • Explicar de forma clara e didática como os números racionais são representados, comparados e ordenados na reta numérica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Praticar a representação, comparação e ordenação de números racionais na reta numérica.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.