Aula sobre Numeros Racionais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, ou seja, são números que representam uma quantidade que pode ser dividida em partes iguais. O objetivo aqui é aprender sobre números racionais na reta numérica, que é uma forma de representar esses números visualmente. Essa habilidade é muito importante para a vida cotidiana, pois nos ajuda a entender melhor as relações entre as quantidades e a fazer comparações entre elas. Por exemplo, podemos usar a reta numérica para comparar preços de produtos, distâncias entre cidades, entre outras coisas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como os números racionais podem ser representados na reta numérica. Em seguida, compartilhe exemplos de situações cotidianas que envolvem números racionais na reta numérica.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será engajante e, consequentemente, um sucesso. Explique cada campo e forneça exemplos para ajudar os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo que envolve o tema "Números racionais na reta numérica". Eles devem utilizar os campos do mapa de registro para criar um jogo engajador e desafiador. Importante que eles definam as regras do jogo e o esquema de recompensas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos devem explicar como o jogo funciona e como ele envolve o tema "Números racionais na reta numérica". Avalie as apresentações e dê feedbacks aos grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles devem avaliar os jogos e dar sugestões para melhorá-los.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre a aula e sobre o que aprenderam. Eles devem escrever sobre o que mais gostaram na aula e o que acharam mais desafiador.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância do tema para a vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de jogos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e dar sugestões para melhorar os jogos criados.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo criado.
  • Clareza e objetividade na explicação do jogo.
  • Engajamento e participação dos alunos durante a criação e apresentação dos jogos.
  • Habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais na reta numérica.
  • Capacidade dos alunos de avaliar e dar sugestões para melhorar os jogos criados.

Ações do professor

  • Explicar o tema e compartilhar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido ao final da aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será engajante e, consequentemente, um sucesso.
  • Criar um jogo que envolve o tema "Números racionais na reta numérica".
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Fazer uma reflexão individual sobre a aula e sobre o que foi aprendido.