Aula sobre Numeros Racionais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Números racionais são números que podem ser escritos na forma de fração, ou seja, são números que representam uma quantidade que pode ser dividida em partes iguais. Eles são muito importantes em diversas áreas, como na Matemática financeira, na física, na química, entre outras. O objetivo aqui é aprender sobre números racionais na reta numérica, que é uma forma de representar esses números visualmente. Além disso, os alunos vão desenvolver a habilidade em comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que é uma reta numérica, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos de uso da reta no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre números racionais na reta numérica. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Jogo da reta numérica

    Nessa estação, os alunos irão jogar um jogo em que terão que posicionar números racionais em uma reta numérica. O jogo pode ser feito com cartas ou em um aplicativo de celular. O objetivo é que os alunos pratiquem a habilidade de associar números racionais a pontos na reta numérica.

    Estação 2 - Comparando frações

    Nessa estação, os alunos irão comparar frações usando a reta numérica. Apresente algumas frações e os alunos terão que posicioná-las na reta numérica e compará-las. O objetivo é que os alunos pratiquem a habilidade de comparar números racionais em diferentes contextos.

    Estação 3 - Resolvendo problemas

    Nessa estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo números racionais na reta numérica. Compartilhe alguns problemas para que os alunos possam encontrar a solução e representá-la na reta numérica. O objetivo é que os alunos pratiquem a habilidade de associar números racionais a situações-problema.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a comparação e ordenação de retas numéricas selecionadas por você.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas. Aproveite para reforçar a importância dos números racionais na reta numérica e como essa representação pode ser útil em diversas situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e desafiador.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em associar números racionais a pontos na reta numérica.
  • Habilidade dos alunos em comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo números racionais na reta numérica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a metodologia de rotação por estações irá funcionar.
  • Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Fazer uma discussão sobre o que foi aprendido nas estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Associar números racionais a pontos na reta numérica.
  • Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos.