Números reais na representação de segmentos de reta

Nesta aula de Matemática vamos entender que os números irracionais (que fazem parte dos números reais) são valores que por mais que não consigamos encontrar um valor exato quando os calculamos, podem ser medidos e encontrados no nosso dia-a-dia. Vamos lá aprender um pouco mais sobre isso calculando a diagonal de um retângulo! Bons estudos!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual é o valor da diagonal de um quadrado com lados de 2 cm?

    A) 2

    B) 8

    C) √8=2√2

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O professor pode iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre números reais e como eles são representados na reta numérica. Em seguida, pode apresentar exemplos de segmentos de reta que não podem ser representados por números racionais, como a diagonal de um quadrado de lado 1. O objetivo é mostrar aos alunos que existem segmentos de reta que não podem ser medidos com números inteiros ou fracionários.

    Metodologia ativa Sala de Aula Invertida:

    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    Os números reais são fundamentais para a Matemática e têm diversas aplicações em nosso cotidiano. Na representação de segmentos de reta, os números reais são utilizados para medir o comprimento de um segmento que não pode ser expresso por um número racional. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os números reais e sua aplicação na representação de segmentos de reta.

    Objetivo:

    Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre números reais na representação de segmentos de reta. Eles irão entender que existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional e que isso é importante para a compreensão de medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Os números reais são fundamentais para a Matemática e têm diversas aplicações em nosso cotidiano. Nesta aula, vamos aprender sobre a representação de segmentos de reta utilizando números reais e como eles podem ser expressos por meio de frações e decimais.

    Objetivo:

    Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

    Metodologia:

    Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    Nesta aula, vamos trabalhar com números reais na representação de segmentos de reta. Esse tema é fundamental para entendermos que nem todos os números podem ser expressos por números racionais, como frações ou números inteiros. Isso ocorre porque existem segmentos de reta cujo comprimento não pode ser expresso por números racionais. Esse conceito é importante para entendermos a existência dos números irracionais e o seu papel na Matemática. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, com a criação de um mapa de empatia pelos alunos, para tornar a aula mais envolvente e participativa.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    Números reais na representação de segmentos de reta é um tema importante em Matemática, pois nos permite entender que existem medidas que não podem ser expressas por números racionais. Isso significa que há comprimentos de segmentos de reta que não podem ser medidos de forma exata. Essa ideia é fundamental para a compreensão de conceitos como irracionalidade e infinitude. Além disso, o tema é aplicado em diversas áreas, como na construção de edifícios, na medição de terrenos e até mesmo em jogos de tabuleiro. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema e compreender de forma mais efetiva os conceitos envolvidos.
    Atividade completa

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