Aula sobre Numeros Reais Na Representacao De Segmentos De Reta

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos trabalhar com números reais na representação de segmentos de reta. Esse tema é fundamental para entendermos que nem todos os números podem ser expressos por números racionais, como frações ou números inteiros. Isso ocorre porque existem segmentos de reta cujo comprimento não pode ser expresso por números racionais. Esse conceito é importante para entendermos a existência dos números irracionais e o seu papel na Matemática. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, com a criação de um mapa de empatia pelos alunos, para tornar a aula mais envolvente e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância dos números reais na representação de segmentos de reta e sua relação com os números irracionais. Em seguida, os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia para entender melhor como esse conceito pode ser aplicado em suas vidas.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos vão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em uma situação em que números reais na representação de segmentos de reta são importantes e preencher o mapa de empatia com informações relevantes. Dê exemplos para ajudá-los a entender melhor.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos vão se reunir em grupos para discutir suas descobertas e compartilhar suas experiências. Eles devem tentar encontrar semelhanças e diferenças entre as situações apresentadas e discutir como os números reais na representação de segmentos de reta podem ser úteis em cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos para ilustrar o conceito de números reais na representação de segmentos de reta. Ele pode usar materiais como régua, compasso e papel quadriculado para mostrar como é possível representar segmentos de reta com números reais.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos vão trabalhar em grupos para criar uma atividade que ilustre o conceito de números reais na representação de segmentos de reta. Eles devem pensar em uma situação em que esse conceito é importante e criar uma atividade que ajude a fixar o conteúdo.

  6. Etapa 6 - Apresentação das atividades

    Cada grupo vai apresentar sua atividade para a turma. Avalie a criatividade e o entendimento dos alunos sobre o conceito de números reais na representação de segmentos de reta.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância dos números reais na representação de segmentos de reta e sua relação com os números irracionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que existem segmentos de reta cujo comprimento não pode ser expresso por números racionais.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação das atividades.
  • Compreensão do conceito de números reais na representação de segmentos de reta.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das atividades.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de números reais na representação de segmentos de reta.
  • Estimular a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o conceito.
  • Orientar os grupos na criação das atividades.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor o conceito.
  • Discutir em grupo as situações apresentadas e compartilhar experiências.
  • Trabalhar em grupo para criar uma atividade que ilustre o conceito.
  • Apresentar a atividade criada para a turma.
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.