Aula sobre Numeros Reais Na Representacao De Segmentos De Reta

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Os números reais são fundamentais para a Matemática e têm diversas aplicações em nosso cotidiano. Na representação de segmentos de reta, os números reais são utilizados para medir o comprimento de um segmento que não pode ser expresso por um número racional. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os números reais e sua aplicação na representação de segmentos de reta.

Objetivo:

Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos números reais na representação de segmentos de reta.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, no qual eles deverão analisar um problema que envolve a representação de segmentos de reta utilizando números reais.

  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 alunos para construir a resolução do estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e Resolução

    Os alunos irão pesquisar informações sobre os números reais na representação de segmentos de reta, caso seja necessário. Essa pesquisa pode ser feita em seus livros didáticos ou na internet. Registre em uma folha de caderno ou uma folha sulfite o resultado do estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Apresentação da resolução

    Os grupos irão apresentar suas resoluções para a turma, explicando as informações contidas neles.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações pesquisadas e a resolução em que chegaram para entender semelhanças ou diferenças.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a importância dos números reais na representação de segmentos de reta.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e no trabalho em grupo.
  • Qualidade do resultado criado.
  • Comunicação clara e objetiva na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Orientar os alunos na construção do resultado.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa e do trabalho em grupo.
  • Buscar a resolução do estudo de caso.
  • Apresentar o infográfico para a turma.