Aula sobre Numeros Reais Na Representacao De Segmentos De Reta

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre números reais na representação de segmentos de reta. Eles irão entender que existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional e que isso é importante para a compreensão de medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema da aula e explicar a importância dos números reais na representação de segmentos de reta.

    \- Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    \- Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo - Esboço

    \- Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    \- O jogo deve ter perguntas sobre números reais na representação de segmentos de reta e ações que ajudem a fixar o conteúdo.

    \- Nesse primeiro momento o jogo será criado em um esboço, determinando primeiro objetivo, casas e dinâmicas.


  4. Etapa 4 - Entendimento sobre o esboço

    \- Avalie o esboço do jogo para trazer melhorias e para verificar se esta de acordo com o tema.

  5. Etapa 5 - Construção do jogo

    \- Os alunos terão um tempo determinado pelo professor para construir seu jogo

    \- Disponibilize os materiais para que os alunos construam o jogo de acordo com suas necessidades.


  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    \- Cada grupo irá apresentar o jogo criado e explicar as perguntas e ações escolhidas. Além de testarem seus jogos com os outros grupos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    \- Os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na criação do jogo e sobre as perguntas e ações mais interessantes.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    \- Faça uma conclusão sobre o tema da aula e reforce os pontos mais importantes.

    \- Avalie a apresentação dos alunos


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular organização e construção.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações escolhidas.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos números reais na representação de segmentos de reta.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula e reforçar os pontos mais importantes.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações sobre números reais na representação de segmentos de reta.
  • Testar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na criação do jogo e sobre as perguntas e ações mais interessantes.
  • Apresentar o jogo criado e explicar as perguntas e ações escolhidas.