Aula sobre Numeros Reais Na Representacao De Segmentos De Reta

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Números reais na representação de segmentos de reta é um tema importante em Matemática, pois nos permite entender que existem medidas que não podem ser expressas por números racionais. Isso significa que há comprimentos de segmentos de reta que não podem ser medidos de forma exata. Essa ideia é fundamental para a compreensão de conceitos como irracionalidade e infinitude. Além disso, o tema é aplicado em diversas áreas, como na construção de edifícios, na medição de terrenos e até mesmo em jogos de tabuleiro. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema e compreender de forma mais efetiva os conceitos envolvidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância. Em seguida, faça uma breve revisão sobre números racionais e mostre exemplos de segmentos de reta que não podem ser medidos de forma exata.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Divida os alunos em grupos e explique a metodologia rotação por estação e atividade de estação que terão que concluir.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Construindo segmentos de reta

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá construir segmentos de reta utilizando régua e compasso. O objetivo é que eles percebam que, mesmo utilizando ferramentas precisas, é difícil construir segmentos de reta com medidas exatas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Identificando números irracionais

    Nesta estação, os alunos receberão cartões com números racionais e irracionais e terão que separá-los em dois grupos. O objetivo é que eles identifiquem os números irracionais e compreendam que eles não podem ser expressos por frações.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Aplicando o conceito

    Nesta estação, os alunos receberão uma atividade com problemas envolvendo medidas de segmentos de reta. Eles terão que identificar quais são as medidas racionais e quais são as medidas irracionais. O objetivo é que eles apliquem o conceito aprendido e percebam como ele é importante em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as estações, os alunos se reunirão em grupo para discutir o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância do tema e como ele está presente em diversas áreas. Também reforce os conceitos aprendidos e incentive os alunos a continuar explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio das atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos números irracionais nas atividades propostas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Reforçar os conceitos aprendidos e incentivar os alunos a continuar explorando o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Identificar corretamente os números irracionais nas atividades propostas.