Aula sobre Numeros Reais Na Representacao De Segmentos De Reta

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O professor pode iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre números reais e como eles são representados na reta numérica. Em seguida, pode apresentar exemplos de segmentos de reta que não podem ser representados por números racionais, como a diagonal de um quadrado de lado 1. O objetivo é mostrar aos alunos que existem segmentos de reta que não podem ser medidos com números inteiros ou fracionários.

Metodologia ativa Sala de Aula Invertida:


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Disponibiliza aos alunos um vídeo explicativo sobre números reais e sua representação na reta numérica. Você pode utilizar os materiais disponibilizados no [site da aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5xMeNhzyvJnF9xNTP7FiqR?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544410724&usg=AOvVaw1BEe0LHP6XS3DivX3FQJ-p).

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, em grupos de 4 ou 5 alunos, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual pode ser feito em papel sulfite ou em cartolina, utilizando canetas coloridas.

    Exemplo: Ideia central será “números reais e sua representação na reta numérica”, as sub-ideias podem ser “o que são números reais”, “o que é uma reta numérica”.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e discutir sobre as sub-ideias do mapa conceitual. O objetivo é que cada grupo elabore uma explicação clara e objetiva sobre cada sub-ideia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas explicações para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça as possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos que possam ajudar os alunos a entender melhor o tema, como a medida da diagonal de um retângulo de lados 3 e 4. O objetivo é mostrar aos alunos que existem segmentos de reta que não podem ser medidos com números inteiros ou fracionários. Além disso, distribua exercícios sobre o tema para os alunos.

  6. Etapa 6 - Resolução de exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios disponibilizados sobre o tema, utilizando o conhecimento adquirido durante a aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Incentivar a resolução de exercícios para fixação do conteúdo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Compreensão do tema e capacidade de explicá-lo de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo explicativo sobre o tema.
  • Incentivar a participação dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos para ajudar os alunos a entender melhor o tema.
  • Disponibilizar exercícios para fixação do conteúdo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
  • Participar ativamente da construção do mapa conceitual.
  • Discutir em grupo as sub-ideias do mapa conceitual.
  • Resolver os exercícios propostos pelo professor.
  • Apresentar suas explicações de forma clara e objetiva durante a aula.