Aula sobre O Barroco

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Barroco é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVII e se estendeu até o século XVIII. Ele se caracteriza pelo uso de formas exageradas, ornamentação exuberante e contrastes de luz e sombra. No Brasil, o Barroco teve grande influência na arquitetura, escultura e pintura, principalmente no período colonial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Barroco e suas características, além de desenvolverem habilidades de avaliação e reflexão através da metodologia ativa Cultura Maker.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o movimento Barroco, mostrando exemplos de obras de arte e arquitetura. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Eles devem pensar em perguntas que possam ser respondidas ao final da aula, relacionadas ao tema Barroco.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre um dos subtemas do Barroco, como arquitetura, escultura ou pintura. Eles devem buscar informações sobre as características do subtema, exemplos de obras e artistas importantes.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra de arte

    Cada grupo irá criar uma obra de arte inspirada no subtema que pesquisou. Eles podem utilizar materiais diversos, como papel, tinta, argila, entre outros. O objetivo é que os alunos apliquem as características do Barroco em suas criações.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Cada grupo irá apresentar sua obra de arte e explicar como aplicou as características do Barroco em sua criação. Os outros alunos devem fazer perguntas e comentários sobre as obras.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2 para avaliar a atividade e a aula como um todo. Eles devem responder às perguntas e expressar suas opiniões sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados. Os alunos serão incentivados a continuar pesquisando sobre o Barroco e a aplicar as características do movimento em suas próprias criações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos
  • Desenvolver habilidades de avaliação e reflexão através da metodologia ativa Cultura Maker

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo
  • Criação de uma obra de arte que aplique as características do Barroco
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte e do subtema pesquisado
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade e da aula como um todo

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento Barroco
  • Orientar os alunos na criação da Dinâmica dos 3 Qs
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e criação das obras de arte
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante a aula
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula e o tema abordado

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo
  • Criar uma obra de arte que aplique as características do Barroco
  • Apresentar a obra de arte e o subtema pesquisado de forma clara e objetiva
  • Utilizar adequadamente a Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade e da aula como um todo
  • Expressar suas opiniões e fazer perguntas durante a aula