Aula sobre O Barroco

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Barroco é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVII e se espalhou pelo mundo. Ele se caracteriza pelo uso de formas exageradas, contrastes de luz e sombra, efeitos dramáticos e ornamentação exuberante. No Brasil, o Barroco teve grande influência na arquitetura, na escultura e na pintura, principalmente no período colonial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Barroco e suas características, além de desenvolver habilidades de design thinking por meio da metodologia Design Sprint.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o conceito de Barroco e suas características principais. Os alunos irão pesquisar exemplos de obras barrocas e discutir em grupo o que torna essas obras diferentes de outras produzidas em épocas diferentes.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações aprendidas na etapa anterior. Eles devem incluir imagens e palavras-chave que representem o Barroco e suas características.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um tema relacionado ao Barroco para desenvolver em grupo. Eles devem escolher um tema que seja de interesse comum e que possa ser explorado de diferentes maneiras.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um projeto que represente o tema escolhido. Eles podem escolher entre diferentes formatos, como uma maquete, uma pintura, uma escultura ou uma apresentação em PowerPoint. O importante é que o projeto represente as características do Barroco e o tema escolhido.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas. Eles devem explicar como o projeto representa o tema escolhido e as características do Barroco.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental criado na etapa 2.
  • Originalidade e criatividade do projeto desenvolvido na etapa 4.
  • Coerência entre o tema escolhido e as características do Barroco.
  • Qualidade da apresentação do projeto na etapa 5.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Barroco e suas características principais.
  • Orientar os alunos na escolha do tema para o projeto.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Dar feedback construtivo sobre os projetos apresentados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de obras barrocas e discutir em grupo o que torna essas obras diferentesoutras produzidas em épocas diferentes.
  • Criar um mapa mental com as informações aprendidas na etapa anterior.
  • Escolher um tema relacionado ao Barroco para desenvolver em grupo.
  • Criar um projeto que represente o tema escolhido e as características do Barroco.
  • Apresentar o projeto para a turma e receber feedback dos colegas.