Aula sobre O Barroco

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Barroco é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVII e se espalhou pelo mundo. Ele é caracterizado pelo uso de formas exageradas, contrastes de luz e sombra, efeitos dramáticos e ornamentação exuberante. No Brasil, o Barroco teve grande influência na arquitetura, na escultura e na pintura, principalmente no período colonial. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore os principais aspectos do Barroco, como suas características, artistas e obras mais importantes.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve apresentar o tema do Barroco e explicar suas principais características. Em seguida, deve explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos devem se dividir em grupos e fazer um brainstorm sobre o jogo que irão criar. Eles devem discutir e anotar ideias sobre o nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo será engajador e um sucesso.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem começar a desenvolver o jogo, criando um mapa de registro com as informações discutidas no brainstorm. Eles devem pensar em como representar as características do Barroco no jogo, como incluir artistas e obras importantes e como tornar o jogo desafiador e divertido.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos devem trocar seus jogos e testá-los uns com os outros. Eles devem avaliar se o jogo é engajador, se os desafios são adequados e se as informações sobre o Barroco estão corretas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador. Os outros alunos devem avaliar o jogo e dar feedback sobre o que gostaram e o que poderia ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Você deve conduzir uma discussão final sobre o Barroco e a metodologia da gamificação. Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como a gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Precisão das informações sobre o Barroco.
  • Engajamento e desafio do jogo.
  • Coerência entre os elementos do jogo (nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final).
  • Participação e colaboração dos alunos em todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Barroco e explicar suas principais características.
  • Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos e dar feedback aos alunos.
  • Conduzir a discussão final sobre o Barroco e a metodologia da gamificação.

Ações do aluno

  • Participar do brainstorm em grupo.
  • Criar um mapa de registro com as informações do jogo.
  • Testar e avaliar os jogos dos outros grupos.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar da discussão final sobre o Barroco e a metodologia da gamificação.