Aula sobre O Barroco
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Barroco é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVII e se espalhou pelo mundo. Ele é caracterizado pelo uso de formas exageradas, contrastes de luz e sombra, efeitos dramáticos e ornamentação exuberante. No Brasil, o Barroco teve grande influência na arquitetura, na escultura e na pintura, principalmente no período colonial. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore os principais aspectos do Barroco, como suas características, artistas e obras mais importantes.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Você deve apresentar o tema do Barroco e explicar suas principais características. Em seguida, deve explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Brainstorm
Os alunos devem se dividir em grupos e fazer um brainstorm sobre o jogo que irão criar. Eles devem discutir e anotar ideias sobre o nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo será engajador e um sucesso.Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos devem começar a desenvolver o jogo, criando um mapa de registro com as informações discutidas no brainstorm. Eles devem pensar em como representar as características do Barroco no jogo, como incluir artistas e obras importantes e como tornar o jogo desafiador e divertido.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos devem trocar seus jogos e testá-los uns com os outros. Eles devem avaliar se o jogo é engajador, se os desafios são adequados e se as informações sobre o Barroco estão corretas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador. Os outros alunos devem avaliar o jogo e dar feedback sobre o que gostaram e o que poderia ser melhorado.Etapa 6 - Discussão final
Você deve conduzir uma discussão final sobre o Barroco e a metodologia da gamificação. Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como a gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Precisão das informações sobre o Barroco.
- Engajamento e desafio do jogo.
- Coerência entre os elementos do jogo (nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final).
- Participação e colaboração dos alunos em todas as etapas da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema do Barroco e explicar suas principais características.
- Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar os jogos e dar feedback aos alunos.
- Conduzir a discussão final sobre o Barroco e a metodologia da gamificação.
Ações do aluno
- Participar do brainstorm em grupo.
- Criar um mapa de registro com as informações do jogo.
- Testar e avaliar os jogos dos outros grupos.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Participar da discussão final sobre o Barroco e a metodologia da gamificação.