Aula sobre O Barroco

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Barroco é um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa no século XVII e se estendeu até o século XVIII. Ele se caracteriza pela grandiosidade, exuberância e dramaticidade em suas obras, que refletem a religiosidade e a contrarreforma da época. No Brasil, o Barroco teve grande influência na arquitetura, escultura, pintura e literatura, principalmente durante o período colonial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características do Barroco e como ele se relaciona com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o Barroco, explicando suas características e influências. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre o Barroco em diferentes áreas, como arquitetura, escultura, pintura e literatura. Eles deverão buscar informações sobre as principais obras e artistas do período.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre as características do Barroco e como ele se relaciona com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. Você irá mediar o debate e incentivar a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá orientá-los na criação do template.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template

    Os grupos irão apresentar seus templates e explicar como eles foram criados. Você irá avaliar e dar feedback sobre cada um deles.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam e como se sentiram em relação à metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade e clareza na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Mediar o debate em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Avaliar e dar feedback sobre os templates criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o Barroco em diferentes áreas.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.