Aula sobre O Barroco
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Barroco é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVII e se estendeu até o século XVIII. Ele se caracteriza pelo uso de formas exageradas, ornamentação exuberante e contrastes de luz e sombra. O Barroco também está presente na arquitetura, literatura e música. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Barroco e suas características, além de relacioná-lo com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar o movimento Barroco. Ele pode utilizar imagens de obras de arte, músicas e exemplos de arquitetura para ilustrar o movimento.Etapa 2 - Estação 1 - Características do Barroco
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as características do Barroco e criar um cartaz com as informações encontradas. Você pode disponibilizar livros, revistas e sites para pesquisa.Etapa 3 - Estação 2 - O Barroco na arquitetura
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a presença do Barroco na arquitetura e criar um modelo de uma construção barroca utilizando materiais como papel, cartolina e tesoura.Etapa 4 - Estação 3 - O Barroco na música
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a presença do Barroco na música e criar uma playlist com músicas barrocas. Você pode disponibilizar um computador com acesso à internet para pesquisa.Etapa 5 - Socialização
Ao final da atividade, os grupos irão socializar suas produções e discutir sobre o que aprenderam durante a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Reúna os alunos e faça uma roda de conversa para discutir as atividades realizadas em cada estação. Reflita sobre a importância do que foi aprendido e relacione o Barroco com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do material produzido pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em relacionar o Barroco com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o movimento Barroco.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido e relacionar o Barroco com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as características do Barroco e criar um cartaz com as informações encontradas.
- Pesquisar sobre a presença do Barroco na arquitetura e criar um modelo de uma construção barroca.
- Pesquisar sobre a presença do Barroco na música e criar uma playlist com músicas barrocas.