Aula sobre O Barroco

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Barroco é um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVII e se estendeu até o século XVIII. Ele se caracteriza pelo uso de formas exageradas, ornamentação exuberante e contrastes de luz e sombra. No Brasil, o Barroco teve grande influência na arquitetura, escultura e pintura, principalmente no período colonial. Nesta aula, vamos explorar as características do Barroco e sua relação com as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar o movimento Barroco, explicando suas características e influências. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre o Barroco, que apresentará exemplos de obras de arte e arquitetura do período. Você pode indicar alguns pontos importantes para que os alunos prestem atenção.

  3. Etapa 3 - Leitura

    Os alunos farão a leitura de um texto sobre a relação entre o Barroco e as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. Você pode indicar alguns pontos importantes para que os alunos prestem atenção.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre a relação entre o Barroco e as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Você poderá dar exemplos de como preencher cada campo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos apresentarão seus templates para a turma e você deve fazer comentários sobre cada um.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce os pontos mais importantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
  • Apresentação clara e objetiva do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento Barroco.
  • Indicar pontos importantes para os alunos prestarem atenção no vídeo e no texto.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • . Dar exemplos de como preencher cada campo do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer comentários sobre cada template apresentado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e fazer a leitura do texto.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Avaliar a atividade utilizando o template criado.