O caminho da água até nossas casas
Você sabe qual o caminho que a água que chega na torneira da sua casa faz? Nessa aula de Geografia, vamos embarcar em uma aventura junto com Iarinha do rio e a Splash - uma estrelinha d'água -, que nos leva a conhecer o caminho das águas. Divirta-se!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A imagem produzida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostra o caminho que a água faz das estações de tratamento até as torneiras das casas. Qual alternativa indica as etapas certas desse caminho a partir dos números presentes na imagem?
Atividade completaA)
Represa (1); Captação e Bombeamento (2 e 3); Estação de Tratamento (4 a 6); Reservatório (7); Redes de Distribuição (8 e 10); Consumo (11).B) Represa (1); Captação e Bombeamento (2); Estação de Tratamento (3 a 7); Reservatório (8); Redes de Distribuição (9 e 10); Consumo (11).
C) Represa (1); Captação e Bombeamento (2 e 3); Estação de Tratamento (4 a 7); Reservatório (8); Redes de Distribuição (9 e 10); Consumo (11).
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
A água é um recurso natural indispensável para a vida humana e, por isso, é importante que os estudantes entendam como ela chega até as nossas casas. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 5 etapas:
4. Design Thinking:
A água é um recurso fundamental para a vida humana e a sua presença e distribuição influenciam diretamente como as sociedades se organizam. Nessa atividade, vamos entender como a água chega até nossas casas e como ela é utilizada para diferentes fins. Para isso, o aluno criar um mapa de empatia para entender as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A água é um recurso indispensável para a vida humana e para a manutenção de diversas atividades econômicas. Nesta atividade, os alunos irão entender como a água chega até nossas casas e como ela é utilizada em diferentes lugares e épocas. Para isso, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
6. Rotação por estações:
A água é um recurso fundamental para a vida humana e para diversas atividades econômicas. Nesta atividade, vamos entender como a água chega até nossas casas e como é importante cuidar deste recurso. Para isso, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 6 etapas:
7. Sala de Aula Invertida:
A água é um recurso natural essencial para a vida e para o desenvolvimento humano. Ela é utilizada para diversas finalidades, como para consumo, agricultura, indústria, entre outras. Nesta atividade, vamos entender o caminho que a água percorre até chegar às nossas casas e como ela é utilizada. Para isso, os alunos irão criar um mapa conceitual com o tema "O caminho da água até nossas casas", desenvolvendo a habilidade de explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 6 etapas:
8. Gamificação:
A água é um recurso fundamental para a vida e, por isso, é importante entender todo o caminho que ela percorre até chegar às nossas casas. Nesta atividade, vamos explorar como a água é coletada, tratada e distribuída para a população. Vamos discutir as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: