Aula sobre O Caminho Da Agua Ate Nossas Casas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A água é um recurso natural indispensável para a vida humana e, por isso, é importante que os estudantes entendam como ela chega até as nossas casas. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade perguntando aos alunos como eles acham que a água chega até as nossas casas. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o caminho da água, mostrando como ela é captada, tratada e distribuída. Os alunos devem fazer anotações sobre o processo.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos, em grupos, devem criar um mapa mental sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água. Eles podem usar imagens, palavras-chave e desenhos para ilustrar o processo.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresenta seu mapa mental e a turma discute as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, os alunos devem escolher os elementos mais importantes do processo e criar um infográfico que represente o caminho da água até as nossas casas.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos, novamente em grupos, devem criar um protótipo de uma maquete que represente o processo de captação, tratamento e distribuição da água. Eles podem usar materiais como papelão, canudos, barbante e papel para construir a maquete.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresenta sua maquete e explica como ela representa o processo de captação, tratamento e distribuição da água. A turma discute as vantagens e desvantagens de cada modelo e como eles podem ser aplicados em diferentes lugares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa durante todas as etapas da atividade.
- Qualidade e clareza na apresentação dos trabalhos.
- Capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo explicativo sobre o caminho da água até as nossas casas.
- Orientar os alunos na criação dos mapas mentais, infográficos e maquetes.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
Ações do aluno
- Fazer anotações sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água.
- Criar um mapa mental, infográfico e maquete que represente o processo.
- Participar ativamente das discussões e apresentações dos trabalhos.