Aula sobre O Caminho Da Agua Ate Nossas Casas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A água é um recurso natural indispensável para a vida humana e, por isso, é importante que os estudantes entendam como ela chega até as nossas casas. Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade perguntando aos alunos como eles acham que a água chega até as nossas casas. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o caminho da água, mostrando como ela é captada, tratada e distribuída. Os alunos devem fazer anotações sobre o processo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos, em grupos, devem criar um mapa mental sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água. Eles podem usar imagens, palavras-chave e desenhos para ilustrar o processo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta seu mapa mental e a turma discute as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, os alunos devem escolher os elementos mais importantes do processo e criar um infográfico que represente o caminho da água até as nossas casas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos, novamente em grupos, devem criar um protótipo de uma maquete que represente o processo de captação, tratamento e distribuição da água. Eles podem usar materiais como papelão, canudos, barbante e papel para construir a maquete.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta sua maquete e explica como ela representa o processo de captação, tratamento e distribuição da água. A turma discute as vantagens e desvantagens de cada modelo e como eles podem ser aplicados em diferentes lugares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante todas as etapas da atividade.
  • Qualidade e clareza na apresentação dos trabalhos.
  • Capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo explicativo sobre o caminho da água até as nossas casas.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas mentais, infográficos e maquetes.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água.
  • Criar um mapa mental, infográfico e maquete que represente o processo.
  • Participar ativamente das discussões e apresentações dos trabalhos.