Aula sobre O Caminho Da Agua Ate Nossas Casas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A água é um recurso fundamental para a vida humana e a sua presença e distribuição influenciam diretamente como as sociedades se organizam. Nessa atividade, vamos entender como a água chega até nossas casas e como ela é utilizada para diferentes fins. Para isso, o aluno criar um mapa de empatia para entender as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da água para a vida humana. Apresente exemplos práticos sobre como a água é utilizada no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia sobre o uso do solo e dos recursos hídricos em sua região. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão seus mapas de empatia e haverá uma discussão em grupo para que todos os alunos possam entender as diferentes formas de uso do solo e dos recursos hídricos em sua região.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos em outras regiões do país e do mundo. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Criação de um plano de ação

    Os grupos deverão criar um plano de ação para melhorar o uso do solo e dos recursos hídricos em sua região. Serão apresentados exemplos práticos sobre como isso pode ser feito.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos planos de ação

    Os grupos apresentarão seus planos de ação e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de melhorar o uso do solo e dos recursos hídricos em sua região.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos em outras regiões do país e do mundo.
  • Qualidade do plano de ação criado pelos grupos para melhorar o uso do solo e dos recursos hídricos em sua região.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da água para a vida humana.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Fornecer exemplos práticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o uso do solo e dos recursos hídricos em sua região.
  • Pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos em outras regiões do país e do mundo.
  • Criar um plano de ação para melhorar o uso do solo e dos recursos hídricos em sua região.