Aula sobre O Caminho Da Agua Ate Nossas Casas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A água é um recurso fundamental para a vida e, por isso, é importante entender todo o caminho que ela percorre até chegar às nossas casas. Nesta atividade, vamos explorar como a água é coletada, tratada e distribuída para a população. Vamos discutir as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e contextualize sua importância. Em seguida, explique a metodologia e como ela será utilizada na atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro do jogo

    Os alunos irão criar um mapa de registro do jogo, seguindo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Oriente e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos criados pelos alunos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando cada campo do mapa de registro. Incentive a participação e o engajamento de todos.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os desafios do caminho da água até nossas casas

    Conduza uma discussão sobre os desafios do caminho da água até nossas casas, levando em consideração as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos. Os alunos serão incentivados a participar e a expor suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Elaboração de um plano de ação para economia de água

    Os alunos irão elaborar um plano de ação para economia de água em suas casas e na escola. Oriente e incentive os alunos a pensar em soluções criativas e eficientes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos planos de ação

    Os alunos irão apresentar seus planos de ação para a turma, explicando suas ideias e estratégias. Incentive a participação e o engajamento de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação da aula

    Avalie a atividade e os alunos serão incentivados a dar feedback sobre a metodologia utilizada e sobre o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
  • Estimular a criatividade e o engajamento dos alunos na aprendizagem.
  • Incentivar a participação e o diálogo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do mapa de registro do jogo criado pelos alunos.
  • Qualidade do plano de ação para economia de água elaborado pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a criação do mapa de registro do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre os desafios do caminho da água até nossas casas.
  • Orientar e incentivar a elaboração do plano de ação para economia de água.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro de um jogo sobre o caminho da água até nossas casas.
  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas.
  • Elaborar um plano de ação para economia de água em suas casas e na escola.