Aula sobre O Caminho Da Agua Ate Nossas Casas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A água é um recurso indispensável para a vida humana e para a manutenção de diversas atividades econômicas. Nesta atividade, os alunos irão entender como a água chega até nossas casas e como ela é utilizada em diferentes lugares e épocas. Para isso, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O caminho da água até nossas casas", mostrando imagens e vídeos sobre o assunto. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas, para poderem trabalhar juntos na criação do modelo de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do modelo.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica e os demais grupos irão fazer críticas e sugestões. O objetivo é que os alunos possam debater e aprimorar suas ideias sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o uso do solo e dos recursos hídricos em diferentes épocas e lugares, mostrando as vantagens e desvantagens de cada método.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica finalizado, com as críticas e sugestões dos demais grupos incorporadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na atividade e como poderão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Criatividade na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Qualidade da apresentação final.
  • Reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Estimular o debate crítico entre os grupos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fazer uma reflexão final sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Trabalhar em equipe na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o modelo finalizado de forma clara e objetiva.
  • Fazer uma reflexão sobre o aprendizado.
  • Demonstrar interesse e engajamento durante toda a atividade.