Aula sobre O Caminho Da Agua Ate Nossas Casas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A água é um recurso fundamental para a vida humana e para diversas atividades econômicas. Nesta atividade, vamos entender como a água chega até nossas casas e como é importante cuidar deste recurso. Para isso, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - O ciclo da água

    Nesta estação, os alunos vão aprender sobre o ciclo da água e como a água chega até as nossas casas. Serão disponibilizados materiais como vídeos, livros e jogos para que os alunos possam aprender de forma lúdica e interativa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - O tratamento da água

    Nesta estação, os alunos vão conhecer como é feito o tratamento da água que consumimos. Serão disponibilizados materiais como vídeos, imagens e textos para que os alunos possam entender como funciona o tratamento da água e a importância desse processo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - A importância de cuidar dos recursos hídricos

    Nesta estação, os alunos vão aprender sobre a importância de cuidar dos recursos hídricos e como podemos contribuir para a preservação desses recursos. Serão disponibilizados materiais como vídeos, imagens e textos para que os alunos possam entender como podemos cuidar dos recursos hídricos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos se reúnem e cada grupo apresenta o que aprendeu em sua estação. Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce a importância dos cuidados com a água.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Reforce os pontos principais da atividade e convide os alunos a fazer uma reflexão sobre a importância de cuidar dos recursos hídricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Estimular a aprendizagem lúdica e interativa;
  • Reforçar a importância de cuidar dos recursos hídricos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Clareza e qualidade das apresentações dos grupos;
  • Identificação dos alunos com a importância de cuidar dos recursos hídricos;
  • Domínio do conteúdo pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos;
  • Reforçar a importância de cuidar dos recursos hídricos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Identificar a importância de cuidar dos recursos hídricos;
  • Apresentar de forma clara e objetiva as informações aprendidas em sua estação;
  • Fazer uma reflexão sobre a importância de cuidar dos recursos hídricos.