Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX. Ele se caracterizou pela expressão das emoções e sentimentos do artista em suas obras, através de cores fortes e traços marcantes. O Cavaleiro Azul é uma obra do artista alemão Franz Marc, que se tornou um ícone do Expressionismo. Nesta aula, os alunos irão conhecer mais sobre o movimento e a obra, criando um diário de bordo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o movimento expressionista e a obra O Cavaleiro Azul, utilizando imagens e informações sobre o artista e o contexto histórico. O objetivo é que os alunos compreendam o que é o Expressionismo e conheçam a obra que será o foco da aula.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Proponha uma questão para os alunos: “Como a obra O Cavaleiro Azul representa o movimento expressionista?”. Os alunos deverão discutir em grupo e anotar suas ideias no diário de bordo, no campo _Problema_.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos deverão pesquisar sobre o movimento expressionista e a obra O Cavaleiro Azul, utilizando livros e revistas disponíveis na sala de aula. Em grupo, deverão discutir e anotar no diário de bordo as alternativas para responder à questão proposta, no campo _Geração de_ _a__lternativas_.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos deverão escolher a melhor alternativa para responder à questão proposta e anotar no diário de bordo, no campo _Solução_. Em seguida, deverão apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Análise da obra

    Os alunos deverão analisar a obra O Cavaleiro Azul em grupo, utilizando as informações pesquisadas e as conclusões alcançadas na etapa anterior. Deverão anotar no diário de bordo suas observações sobre a obra, como cores, traços e expressões, e como ela representa o movimento expressionista.

  6. Etapa 6 - Produção artística

    Os alunos deverão produzir uma obra de arte inspirada no movimento expressionista e na obra O Cavaleiro Azul, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como lápis de cor, giz de cera e papel. O objetivo é que os alunos apliquem as características do movimento e da obra em sua própria produção.

  7. Etapa 7 - Apresentação das produções

    Os alunos deverão apresentar suas produções para a turma, explicando como utilizaram as características do movimento expressionista e da obra O Cavaleiro Azul em sua obra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade das anotações no diário de bordo.
  • Coerência entre a produção artística e as características do movimento expressionista e da obra O Cavaleiro Azul.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Propor a questão para os alunos.
  • Orientar as atividades e os debates em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre o movimento expressionista e a obra O Cavaleiro Azul.
  • Produzir uma obra de arte inspirada no movimento e na obra.