Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha no início do século XX. Ele se caracterizou pelo uso de cores vibrantes, formas distorcidas e temas sombrios, como a angústia e a solidão. Um dos principais artistas do expressionismo foi Franz Marc, que criou a obra "O Cavaleiro Azul" em 1911. Nesta aula, os alunos irão estudar sobre o movimento expressionista e a obra "O Cavaleiro Azul".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o movimento expressionista e da obra "O Cavaleiro Azul".

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Organize uma discussão em grupo sobre as características do movimento e da obra.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e análise da obra

    Peça aos alunos que pesquisem sobre a obra "O Cavaleiro Azul". Façam uma análise da obra em grupo. Peça aos alunos que criem um template de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Os alunos devem preparar a apresentação da análise da obra. Oriente a turma nos ensaios.

  5. Etapa 5 - Apresentação da análise da obra.

    Apresentação da análise da obra para a turma. Peça aos alunos para preencherem o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos Colegas

    Avaliação dos colegas utilizando o template de avaliação por pares. Discuta em grupo sobre os resultados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Discussão em grupo sobre o aprendizado na atividade. Incentive uma reflexão sobre a importância da análise de obras de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento expressionista e a obra "O Cavaleiro Azul".
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise da obra.
  • Auxiliar na elaboração do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o movimento expressionista e a obra "O Cavaleiro Azul".
  • Analisar a obra e discutir em grupo.
  • Elaborar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar a análise da obra para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas.