Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte expressionista surgiu no início do século XX, na Alemanha, e se caracteriza por expressar emoções e sentimentos por meio de cores e formas distorcidas e exageradas. O Cavaleiro Azul é uma obra do artista alemão Franz Marc, que retrata um cavaleiro montado em um cavalo azul, símbolo da liberdade e da espiritualidade. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer e apreciar a obra, bem como a produzir sua própria fanzine sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando a obra O Cavaleiro Azul e contextualizando a arte expressionista. Em seguida, convide os alunos a observar a obra e a expressar suas impressões e sentimentos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o artista e a obra

    Peça aos alunos que pesquisem sobre o artista Franz Marc e a obra O Cavaleiro Azul, utilizando livros, enciclopédias e outros recursos analógicos disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Peça aos alunos que discutam em grupo as informações coletadas na pesquisa, compartilhando suas descobertas e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Divisão da fanzine

    Entre aos alunos uma folha de papel A4 e peça que dividam a folha em oito partes iguais, que serão utilizadas para produzir a fanzine.

  5. Etapa 5 - Produção da fanzine

    Oriente os alunos para a produção de uma fanzine, utilizando técnicas de desenho, pintura, colagem e escrita.

  6. Etapa 6 - Apresentação das fanzines

    Os alunos devem apresentar suas fanzines para a turma, compartilhando suas ideias e inspirações.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos devem avaliar a atividade, destacando os pontos positivos e negativos e sugerindo melhorias para futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de apreciação e análise de obras de arte.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Estimular a expressão de emoções e sentimentos por meio da arte.
  • Desenvolver a habilidade de autoavaliação e reflexão.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades.
  • Capacidade de expressar emoções e sentimentos por meio da arte.
  • Habilidade de planejar e organizar a produção da fanzine.
  • Observação e análise da obra.
  • Capacidade de identificar pontos positivos e negativos da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a obra e contextualizar o tema.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades.
  • Registrar as impressões e sentimentos dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação da fanzine.
  • Avaliar a qualidade estética e técnica das atividades.

Ações do aluno

  • Produzir a arte com empenho e dedicação.
  • Utilizar as técnicas de desenho, pintura, colagem e escrita.
  • Produzir a arte com criatividade e originalidade.
  • Participação nas atividades.
  • Produzir uma fanzine e avaliar a atividade.