Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A arte expressionista surgiu no início do século XX na Alemanha e se caracteriza por uma representação subjetiva e emocional do mundo, utilizando cores fortes e formas distorcidas. O Cavaleiro Azul é uma obra do artista alemão Franz Marc, que representa um cavaleiro montado em um cavalo azul, simbolizando a pureza e a liberdade. Nesta aula, os alunos irão conhecer a obra e a arte expressionista, desenvolvendo a habilidade de apreciar e analisar diferentes formas de arte.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente a obra O Cavaleiro Azul e questione os alunos sobre o que eles percebem na imagem.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre a arte expressionista, buscando informações sobre suas características, artistas representativos e obras importantes.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os alunos analisam a obra O Cavaleiro Azul, identificando suas características expressionistas e interpretando seu significado.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar suas reflexões e aprendizados durante a aula.

  5. Etapa 5 - Produção

    Os alunos produzem uma obra de arte expressionista, utilizando as técnicas e características estudadas, inspirados na obra O Cavaleiro Azul.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos compartilham suas produções e reflexões sobre a aula, registrando suas aprendizagens no template criado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa, análise, criação e registro de aprendizagem, considerando os critérios de avaliação abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de apreciar e analisar diferentes formas de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre a arte expressionista.
  • Qualidade da produção artística realizada pelos alunos.
  • Qualidade do registro de aprendizagem realizado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar a obra O Cavaleiro Azul e contextualizar a arte expressionista.
  • Orientar e acompanhar a pesquisa e análise da obra.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Proporcionar momentos de reflexão e registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre a arte expressionista.
  • Analisar a obra O Cavaleiro Azul e interpretar seu significado.
  • Produzir uma obra de arte expressionista inspirada na obra estudada.
  • Registrar suas reflexões e aprendizados no template de registro de aprendizagem.