Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A arte expressionista surgiu no início do século XX na Alemanha e se caracteriza por uma representação subjetiva e emocional do mundo, utilizando cores fortes e formas distorcidas. O Cavaleiro Azul é uma obra do artista alemão Franz Marc, que representa um cavaleiro montado em um cavalo azul, simbolizando a pureza e a liberdade. Nesta aula, os alunos irão conhecer a obra e a arte expressionista, desenvolvendo a habilidade de apreciar e analisar diferentes formas de arte.
Etapa 1 - Check-in
Apresente a obra O Cavaleiro Azul e questione os alunos sobre o que eles percebem na imagem.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre a arte expressionista, buscando informações sobre suas características, artistas representativos e obras importantes.Etapa 3 - Análise
Os alunos analisam a obra O Cavaleiro Azul, identificando suas características expressionistas e interpretando seu significado.Etapa 4 - Criação
Os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar suas reflexões e aprendizados durante a aula.Etapa 5 - Produção
Os alunos produzem uma obra de arte expressionista, utilizando as técnicas e características estudadas, inspirados na obra O Cavaleiro Azul.Etapa 6 - Check-out
Os alunos compartilham suas produções e reflexões sobre a aula, registrando suas aprendizagens no template criado.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na pesquisa, análise, criação e registro de aprendizagem, considerando os critérios de avaliação abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de apreciar e analisar diferentes formas de arte.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre a arte expressionista.
- Qualidade da produção artística realizada pelos alunos.
- Qualidade do registro de aprendizagem realizado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar a obra O Cavaleiro Azul e contextualizar a arte expressionista.
- Orientar e acompanhar a pesquisa e análise da obra.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
- Proporcionar momentos de reflexão e registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa sobre a arte expressionista.
- Analisar a obra O Cavaleiro Azul e interpretar seu significado.
- Produzir uma obra de arte expressionista inspirada na obra estudada.
- Registrar suas reflexões e aprendizados no template de registro de aprendizagem.