Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A temática procura apresentar aos alunos a obra "O Cavaleiro Azul", do artista expressionista alemão Franz Marc, e a arte expressionista em geral. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Contextualização
A temática procura apresentar aos alunos a obra "O Cavaleiro Azul", do artista expressionista alemão Franz Marc, e a arte expressionista em geral. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Faça a apresentação do tema, contextualizando a obra "O Cavaleiro Azul" e o movimento expressionista. Se possível, forneça materias para que os alunos consigam ler e refletir ainda mais sobre o tema. Os alunos serão convidados a participar da criação de um jogo de tabuleiro sobre o tema.Etapa 3 - Definição das regras do jogo (10 minutos)
Os alunos, em grupo, definirão as regras do jogo, como número de jogadores, objetivo, duração, entre outros. Procure sanar as dúvidas na construção dessas regras ao criar um jogo.Etapa 4 - Criação do tabuleiro (20 minutos)
Os alunos, em grupo, criarão o tabuleiro do jogo, com 20 casas e ilustrações (caso seja possível - outra possibilidade é explorar os desenhos) relacionadas ao tema.Etapa 5 - Criação das perguntas e ações (30 minutos)
Os alunos, em grupo, criarão as perguntas e ações que serão utilizadas no jogo, relacionadas ao tema proposto.Etapa 6 - Produção dos materiais (30 minutos)
Os alunos, em grupo, produzirão os materiais necessários para o jogo, como o tabuleiro, os cards de perguntas e ações, o dado e os pinos. Se possível, leve modelos de dados, pinos e cartas de jogos já conhecidos para orientar os alunos nessas ações.Etapa 7 - Jogar o jogo (30 minutos)
Os alunos jogarão o jogo criado, respondendo às perguntas e realizando as ações propostas.Etapa 8 - Avaliação (10 minutos)
Os alunos e o professor farão uma avaliação da atividade, destacando pontos positivos e negativos e sugestões de melhorias para futuras atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e apreciar diferentes formas de arte.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e ações criadas.
- Coerência com o tema proposto.
Ações do professor
- Apresentar a obra "O Cavaleiro Azul" e o movimento expressionista.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Pesquisar sobre o tema e propor perguntas e ações relacionadas.
- Trabalhar em equipe.