Aula sobre O Cavaleiro Azul E A Arte Expressionista

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O conteúdo sobre "O Cavaleiro Azul e a arte expressionista" visa apresentar aos alunos a obra de Franz Marc, um dos principais artistas do movimento expressionista alemão, e sua obra mais famosa, "O Cavaleiro Azul". Além disso, esse momento visa explorar as características do movimento expressionista e como ele se manifestou na arte.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O conteúdo sobre "O Cavaleiro Azul e a arte expressionista" visa apresentar aos alunos a obra de Franz Marc, um dos principais artistas do movimento expressionista alemão, e sua obra mais famosa, "O Cavaleiro Azul". Além disso, esse momento visa explorar as características do movimento expressionista e como ele se manifestou na arte.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a obra "O Cavaleiro Azul" e contextualize o movimento expressionista. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa deve pesquisar sobre Franz Marc, o movimento expressionista e a obra "O Cavaleiro Azul". O professor pode disponibilizar livros, revistas e jornais para a pesquisa. Se possível, indique a utilização da internet. Peça para que os alunos anotem os principais pontos encontrados durante a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor deve pesquisar e apresentar argumentos a favor da obra e do movimento expressionista, enquanto o grupo opositor também deve pesquisar e apresentar argumentos contra. A banca julgadora deve avaliar os argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  5. Etapa 5 - Análise

    Guie uma análise da obra "O Cavaleiro Azul", explorando as cores, formas e técnicas utilizadas por Franz Marc. Pergunte aos alunos os principais pontos pesquisados também.

  6. Etapa 6 - Criação

    Para o processo criativo e depois do debate, os alunos devem criar uma obra de arte inspirada em "O Cavaleiro Azul" e no movimento expressionista. Disponibilize materiais como lápis de cor, giz de cera e papel sulfite.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua obra de arte e explicar como ela se relaciona com "O Cavaleiro Azul" e o movimento expressionista, elencando alguns argumentos que sustentem sua opinião.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das obras de arte criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade da obra de arte criada.

Ações do professor

  • Apresentar a obra "O Cavaleiro Azul" e contextualizar o movimento expressionista.
  • Guiar a análise da obra e a criação das obras de arte.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das obras de arte criadas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre Franz Marc, o movimento expressionista e a obra "O Cavaleiro Azul".
  • Participar do debate e apresentar argumentos a favor ou contra a obra e o movimento expressionista.
  • Criar uma obra de arte inspirada em "O Cavaleiro Azul" e no movimento expressionista.