Aula sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Cerrado é um bioma brasileiro que ocupa cerca de 22% do território nacional e é caracterizado por uma grande diversidade de fauna e flora. É um ambiente muito importante para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a economia do país, já que é uma região rica em recursos naturais. Nesta aula os alunos irão aprender sobre as características do Cerrado e sua biodiversidade, utilizando a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "O Cerrado", mostrando imagens e vídeos que representem o bioma. Em seguida, faça uma breve explanação sobre as características físicas do Cerrado como sua localização, clima, fauna e flora.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel com o mapa de empatia. O professor explicará como preenchê-lo com informações sobre como os impactos ambientais afetam os povos do Cerrado como, por exemplo, o uso irregular do solo e as queimadas afetam a produtividade dos pequenos produtores; atividades econômicas- como garimpo e monocultura- degradam o solo; a degradação ambiental coloca em risco os recursos hídricos da região.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará o seu mapa de empatia para a turma e haverá uma discussão sobre as informações apresentadas. O professor irá mediar a discussão, estimulando a participação de todos e incentivando a reflexão sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Identificação dos subtópicos

    Com base nas informações apresentadas no mapa de empatia, o professor irá guiar os alunos na identificação dos subtópicos que serão abordados na aula, como a importância da preservação dos povos do Cerrado para a garantia da harmonia desse bioma, o manejo correto do solo e da água como garantia de continuidade da produtividade na região, legislações específicas para a preservação desse bioma

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar o subtópico identificado, utilizando livros, revistas, jornais, internet, entre outros recursos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa para a turma, utilizando recursos visuais como cartazes, slides ou maquetes, quando possível.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    O professor irá fazer uma reflexão final sobre a aula, destacando a importância da preservação do Cerrado e incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e reflexão crítica sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e visual.
  • Desenvolver a empatia e a compreensão sobre a importância do Cerrado para o equilíbrio ecológico e para a economia do país.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Criatividade na apresentação dos resultados.
  • Reflexão crítica sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Mediar as atividades propostas, estimulando a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa, incentivando a utilização de fontes confiáveis.
  • Estimular a criatividade e a colaboração.
  • Incentivar a reflexão sobre a metodologia utilizada e sua aplicação em sala de aula.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar fontes confiáveis na pesquisa.
  • Ser criativo na apresentação dos resultados.
  • Refletir criticamente sobre o tema e a metodologia utilizada.
  • Cooperar e colaborar com os membros do grupo.