Aula sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Cerrado é um bioma brasileiro que ocupa cerca de 25% do território nacional e é considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo. É um ecossistema que possui uma grande variedade de espécies de plantas e animais, além de ser fonte de recursos hídricos e minerais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características do Cerrado, sua importância ecológica e econômica, bem como as ameaças que enfrenta. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos na construção de conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema do Cerrado e suas características. Em seguida, faça uma tempestade de ideias, na qual os alunos devem listar tudo o que sabem sobre o bioma. Anote as ideias em um quadro ou papel pardo.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em três grupos: grupo de defesa dos povos do Cerrado, grupo de apoio aos agropecuaristas e uma banca julgadora. Cada grupo deve escolher um dos seguintes subtemas: fauna e flora, recursos hídricos e ameaças ao Cerrado.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o seu subtema, apontando os benefícios ou ameaças causados ao bioma Cerrado. Para isso, devem utilizar livros, revistas, internet, entre outras fontes de informação.

  4. Etapa 4 - Modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar uma avaliação por rubrica para avaliar o seu subtema.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo irá apresentar o resultado da sua pesquisa e o seu modelo de avaliação por rubrica. Em seguida, deve-se iniciar o debate: o grupo de defesa dos povos do Cerrado e o grupo de apoio aos agropecuaristas defendem seus pontos de vista. Já a banca julgadora anota e analisa as propostas apresentadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos devem avaliar as pesquisas apresentadas e as discussões elencadas a partir do modelo de avaliação por rubrica. A banca julgadora apresenta suas anotações e aponta a melhor apresentação nos debates.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese das informações apresentadas e destacando a importância do Cerrado para o Brasil e para o mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos na construção de conhecimento.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes de informação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do subtema pesquisado.
  • Qualidade das informações apresentadas.
  • Participação no debate e avaliação dos critérios do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na seleção de fontes de informação confiáveis.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate.
  • Fornecer materiais de apoio e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtema escolhido.
  • Participar ativamente do debate e avaliar os critérios do template de avaliação por rubrica.
  • Buscar informações em diferentes fontes de informação.