Aula sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Cerrado é um bioma brasileiro que ocupa cerca de 25% do território nacional e é conhecido por sua biodiversidade e paisagens únicas. É um ambiente que apresenta uma grande variedade de espécies animais e vegetais, além de ser um importante reservatório de água e um importante produtor de alimentos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características do Cerrado e como ele está presente em nosso país. A metodologia de Rotação por Estações será utilizada para que possam explorar diferentes atividades e desenvolver suas habilidades de forma mais dinâmica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente uma breve introdução sobre o Cerrado, mostrando imagens e vídeos sobre a fauna e flora desse bioma.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma 3 grupos, eles receberão instruções sobre as atividades que irão realizar. Explique também que todos passarão pelas 3 estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Características do Cerrado

    Nessa estação os alunos irão explorar materiais que apresentam as principais características do Cerrado, como clima, solo, fauna e flora. Eles deverão identificar as principais características e fazer anotações sobre o que aprenderam.

  4. Etapa 4 - Estação 2 \- Mapa do Cerrado

    Nessa estação os alunos irão trabalhar com mapas do Cerrado, identificando as principais regiões e características do bioma. Eles deverão fazer anotações sobre as informações que encontraram e discutir as diferenças e semelhanças entre as regiões.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Impactos no Cerrado

    Os alunos irão explorar materiais que apresentem os principais impactos ambientais no Cerrado, como desmatamento, queimadas e uso excessivo de água. Eles deverão identificar os principais problemas e discutir possíveis soluções para esses problemas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    O professor irá reunir a turma e, cada grupo, apresenta as principais informações e aprendizados que tiveram em cada estação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão geral sobre o tema, destacando a importância do Cerrado para o país e a necessidade de sua preservação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações sobre o Cerrado.
  • Estimular o trabalho em equipe e colaborativo entre os alunos.
  • Desenvolver a consciência ambiental dos alunos e a importância da preservação do bioma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das características do Cerrado.
  • Identificação correta das regiões do Cerrado no mapa.
  • Identificação correta dos principais impactos ambientais no Cerrado.
  • Propostas de soluções para os problemas identificados.

Ações do professor

  • Apresentar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma conclusão geral sobre o tema e reforçar a importância da preservação do Cerrado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente as características do Cerrado.
  • Identificar corretamente as regiões do Cerrado no mapa.
  • Identificar corretamente os principais impactos ambientais no Cerrado.
  • Propor soluções para os problemas identificados.