Aula sobre O Cerrado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Cerrado é um bioma brasileiro que abrange cerca de 25% do território nacional. É uma região de grande biodiversidade, que abriga uma variedade de espécies de animais e plantas, muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, sendo uma importante fonte de recursos naturais. Na aula de hoje, vamos explorar o Cerrado de forma mais aprofundada, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e reforce a importância da preservação desse bioma para o país. Pode-se utilizar imagens ou vídeos para ilustrar a importância do Cerrado para o país e para o mundo.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos devem acessar previamente um material de apoio disponibilizado pelo professor, que pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. O material deve conter informações básicas sobre o bioma, como fauna, flora, hidrografia, e suas características.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o Cerrado, partindo das informações adquiridas com o material disponibilizado pelo professor.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando a escolha da ideia central e das sub-ideias e como elas se relacionam.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após a apresentação dos mapas, o professor deve conduzir uma discussão com a turma sobre o Cerrado, explorando as ideias apresentadas pelos alunos e aprofundando o conhecimento sobre o bioma.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática, como a criação de maquetes ou desenhos, que representem o Cerrado e suas características.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e destacando a importância do Cerrado para o país e para o mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações sobre o Cerrado.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação de um mapa conceitual.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo, por meio da socialização dos mapas conceituais e da atividade prática.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na elaboração do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade e criatividade na realização da atividade prática.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
  • Orientar a realização da atividade prática.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido e destacar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Acessar previamente o material de apoio sobre o Cerrado.
  • Criar um mapa conceitual sobre o Cerrado.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.
  • Realizar a atividade prática proposta.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.