Aula sobre O Comercio De Marfim

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era utilizado para a produção de objetos de luxo, como esculturas, joias e instrumentos musicais. No entanto, essa atividade teve um grande impacto ambiental e social, pois levou à caça indiscriminada de elefantes e à exploração de povos africanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o comércio de marfim e suas consequências, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Eles irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizar a atividade econômica do comércio de marfim. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o comércio de marfim, suas consequências e impactos ambientais e sociais. Eles podem utilizar livros, artigos, vídeos e outras fontes de informação.

  3. Etapa 3 - Organização em grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar juntos na criação do template de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Os grupos irão criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles foram definidos.

  6. Etapa 6 - Debate e discussão

    Os alunos irão debater e discutir sobre os templates apresentados, fazendo perguntas e dando sugestões para melhorar os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o template criado pelo grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre um tema histórico relevante.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: como os argumentos foram construídos e apresentados.
  • Apresentação e comunicação: como a apresentação foi realizada e como os alunos se comunicaram com a turma.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a atividade econômica do comércio de marfim.
  • Incentivar os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular o debate e a discussão entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o comércio de marfim, suas consequências e impactos ambientais e sociais.
  • Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template para a turma e explicar os critérios de avaliação.
  • Participar do debate e da discussão sobre os templates apresentados.
  • Avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o template criado pelo grupo.