Aula sobre O Comercio De Marfim
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era utilizado para a produção de objetos de luxo, como esculturas, joias e instrumentos musicais. No entanto, essa atividade teve um grande impacto ambiental e social, pois levou à caça indiscriminada de elefantes e à exploração de povos africanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o comércio de marfim e suas consequências, utilizando a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia e entender as diferentes perspectivas envolvidas no tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema do comércio de marfim e suas consequências ambientais e sociais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia sobre os sujeitos que participavam do comércio de marfim, como caçadores, vendedores e compradores. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para entender as diferentes perspectivas envolvidas no tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as diferentes perspectivas apresentadas. Medie a discussão e incentivar os alunos a refletirem sobre as consequências do comércio de marfim.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo irá pesquisar sobre um aspecto específico do comércio de marfim, como a caça indiscriminada de elefantes, a exploração de povos africanos ou as consequências ambientais. Os alunos deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma. Os alunos deverão utilizar recursos visuais, como imagens e gráficos, para ilustrar suas apresentações.Etapa 6 - Debate em grupo
Após as apresentações, os alunos irão participar de um debate em grupo sobre o comércio de marfim e suas consequências. Medie o debate e incentive os alunos a expressarem suas opiniões e argumentos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentivar os alunos a refletirem sobre suas aprendizagens.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico"
- Estimular a reflexão crítica sobre as consequências do comércio de marfim
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e utilizar recursos visuais para apresentar suas ideias
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo
- Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo
- Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo
- Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa
- Participação construtiva no debate em grupo
Ações do professor
- Apresentar o tema e incentivar a participação dos alunos
- Mediar as discussões e debates em grupo
- Incentivar a pesquisa em fontes confiáveis
- Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar a reflexão crítica dos alunos
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo
- Criar um mapa de empatia sobre o comércio de marfim
- Realizar uma pesquisa sobre um aspecto específico do comércio de marfim
- Apresentar os resultados da pesquisa para a turma
- Participar construtivamente do debate em grupo