Aula sobre O Comercio De Marfim

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era extraído de elefantes africanos e vendido para a Europa e Ásia, onde era utilizado para a produção de objetos de luxo, como esculturas e joias. No entanto, essa atividade teve um grande impacto ambiental e social, pois levou à caça excessiva de elefantes e à exploração de povos africanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o comércio de marfim e suas consequências, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do comércio de marfim na história. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o assunto para leitura.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o texto lido, identificando os principais pontos e fazendo perguntas para esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Debate em sala

    Os grupos irão apresentar suas conclusões e debater sobre o comércio de marfim, suas consequências e impactos sociais e ambientais.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template

    Os grupos irão apresentar seus templates e discutir sobre os critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância de refletir sobre as consequências do comércio de marfim.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico"
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre questões históricas e sociais

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo e no debate em sala
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado
  • Apresentação clara e objetiva do template e dos critérios de avaliação

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e no debate
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre o comércio de marfim
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala
  • Criar um template de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.