Aula sobre O Comercio De Marfim
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era extraído de elefantes africanos e vendido para a Europa e Ásia, onde era utilizado para a produção de objetos de luxo, como esculturas e joias. No entanto, essa atividade teve um grande impacto ambiental e social, pois levou à caça excessiva de elefantes e à exploração de povos africanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o comércio de marfim e suas consequências, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do comércio de marfim na história. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o assunto para leitura.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o texto lido, identificando os principais pontos e fazendo perguntas para esclarecer dúvidas.Etapa 3 - Debate em sala
Os grupos irão apresentar suas conclusões e debater sobre o comércio de marfim, suas consequências e impactos sociais e ambientais.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação do template
Os grupos irão apresentar seus templates e discutir sobre os critérios de avaliação.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância de refletir sobre as consequências do comércio de marfim.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico"
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
- Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre questões históricas e sociais
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo e no debate em sala
- Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado
- Apresentação clara e objetiva do template e dos critérios de avaliação
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e no debate
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre o comércio de marfim
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala
- Criar um template de avaliação por rubrica coerente e bem estruturado.