Aula sobre O Comercio De Marfim
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era um produto muito valorizado na Europa e na Ásia, e sua exploração gerou muitos conflitos e impactos ambientais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do comércio de marfim na história. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Mapa
Nesta estação, os alunos irão analisar um mapa que mostra as rotas comerciais do marfim na época das grandes navegações. Eles deverão identificar os principais portos de comércio e as regiões produtoras de marfim. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o mapa.Etapa 3 - Estação 2 - Texto
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a exploração do marfim na África e suas consequências sociais e ambientais. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o texto.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a exploração do marfim. Eles deverão discutir os impactos sociais e ambientais da atividade, bem como as relações de poder envolvidas no comércio. O professor irá mediar o debate e estimular a participação de todos.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas reflexões e dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a análise crítica dos alunos sobre as consequências sociais e ambientais da exploração do marfim.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos alunos sobre o tema e suas implicações.
- Capacidade dos alunos em analisar criticamente as informações apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do comércio de marfim na história.
- Mediar o debate e estimular a participação de todos.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Analisar um mapa que mostra as rotas comerciais do marfim na época das grandes navegações.
- Ler um texto sobre a exploração do marfim na África e suas consequências sociais e ambientais.
- Participar de um debate sobre a exploração do marfim.