Aula sobre O Comercio De Marfim

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era um produto muito valorizado na Europa e na Ásia, e sua exploração gerou muitos conflitos e impactos ambientais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do comércio de marfim na história. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa

    Nesta estação, os alunos irão analisar um mapa que mostra as rotas comerciais do marfim na época das grandes navegações. Eles deverão identificar os principais portos de comércio e as regiões produtoras de marfim. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o mapa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Texto

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a exploração do marfim na África e suas consequências sociais e ambientais. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o texto.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a exploração do marfim. Eles deverão discutir os impactos sociais e ambientais da atividade, bem como as relações de poder envolvidas no comércio. O professor irá mediar o debate e estimular a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas reflexões e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a análise crítica dos alunos sobre as consequências sociais e ambientais da exploração do marfim.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema e suas implicações.
  • Capacidade dos alunos em analisar criticamente as informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do comércio de marfim na história.
  • Mediar o debate e estimular a participação de todos.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Analisar um mapa que mostra as rotas comerciais do marfim na época das grandes navegações.
  • Ler um texto sobre a exploração do marfim na África e suas consequências sociais e ambientais.
  • Participar de um debate sobre a exploração do marfim.