Aula sobre O Comercio De Marfim

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O comércio de marfim foi uma atividade econômica importante na história da humanidade, especialmente na época das grandes navegações. O marfim era utilizado para a produção de objetos de luxo, como esculturas, joias e instrumentos musicais. No entanto, essa atividade teve um grande impacto ambiental e social, pois levou à caça indiscriminada de elefantes e à exploração de povos africanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o comércio de marfim e suas consequências, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o comércio de marfim e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o comércio de marfim, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça exemplos práticos e didáticos sobre o tema para auxiliar os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e perguntas para estimular a discussão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre o comércio de marfim, discutindo as consequências ambientais e sociais dessa atividade econômica. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos discutidos. Os alunos deverão responder a uma questão sobre o tema para avaliar o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você poderá propor uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um texto sobre o comércio de marfim ou a pesquisa sobre outras atividades econômicas que tiveram impacto ambiental e social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico"
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual
  • Promover a discussão e o debate sobre um tema relevante e atual

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual
  • Participação construtiva no debate
  • Resposta correta à questão sobre o tema
  • Qualidade da tarefa de casa (opcional)

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema para auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual
  • Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos
  • Propor uma tarefa de casa (opcional)

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o comércio de marfim e responder às perguntas sobre o conteúdo
  • Criar um mapa conceitual sobre o comércio de marfim, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar a ideia central e as sub-ideias
  • Participar do debate e discutir as consequências ambientais e sociais do comércio de marfim.