O conceito de "clássico" na história

O que é clássico? Quando você escuta que vai haver um clássico do futebol, o que você imagina? E o que é música clássica? E sociedades clássicas? Nessa aula de História vamos estudar o conceito da palavra clássico. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Atualmente, clássico é:

    A) Aquilo que capta e traduz o espírito de seu tempo.

    B) Tudo aquilo que vem da Grécia, como, por exemplo, a literatura.

    C) Apenas elementos e objetos do nosso tempo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a cultura e a sociedade se desenvolveram ao longo do tempo. O termo "clássico" é usado para se referir a obras, ideias e valores que são considerados de grande importância e influência em uma determinada época. Por exemplo, na Antiguidade Clássica, as obras de Homero, Platão e Aristóteles são consideradas clássicas. Na aula de hoje, vamos discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se desenvolveu ao longo dos séculos. A Antiguidade Clássica, por exemplo, é um período que influenciou profundamente a cultura, a política e a filosofia ocidental. Nesta aula, vamos discutir o conceito de "clássico" e como ele se aplica na história. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se desenvolveu ao longo dos séculos. A Antiguidade Clássica, por exemplo, é um período que influenciou profundamente a cultura, a política e a filosofia ocidental. Nesta aula, vamos discutir o conceito de "clássico" na história, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Design Sprint

    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se desenvolveu ao longo dos séculos. Ele se refere a um período específico da história, a Antiguidade Clássica, que abrange a Grécia e Roma antigas. Esse período é considerado um marco na história da humanidade, pois foi responsável por grandes avanços na filosofia, na arte, na política e na ciência. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se construiu e como ela influenciou outras sociedades e culturas. É possível encontrar exemplos desse conceito em diversas áreas, como na literatura, na arte, na filosofia e na política. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos criem um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Aprendizagem Baseada em Projetos

    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a cultura e a sociedade se desenvolveram ao longo do tempo. O termo "clássico" é usado para se referir a obras, ideias e valores que são considerados de grande importância e influência em uma determinada época. Por exemplo, a Antiguidade Clássica, que compreende a Grécia e Roma antigas, é considerada um período de grande produção cultural e intelectual, que influenciou a cultura ocidental até os dias de hoje. Nesta aula, vamos discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

    Rotação por estações

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: