Aula sobre O Conceito De Classico Na Historia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se construiu e como ela influenciou outras sociedades e culturas. É possível encontrar exemplos desse conceito em diversas áreas, como na literatura, na arte, na filosofia e na política. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos criem um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula explicando o conceito de "clássico" na história e sua importância para a tradição ocidental. Em seguida, apresentará a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explicará como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição dos critérios de avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Você deverá fornecer exemplos de critérios de avaliação para ajudar os alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o conceito de "clássico" na história e seus impactos sobre outras sociedades e culturas. Você deverá fornecer materiais de pesquisa para os alunos.

  5. Etapa 5 - Elaboração do projeto

    Cada grupo deverá elaborar um projeto que discuta o conceito de "clássico" na história, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. O projeto deverá ser apresentado em forma de debate.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresentará seu projeto em forma de debate. Os outros grupos avaliarão o desempenho do grupo de acordo com os critérios definidos na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre a aula e os alunos farão uma autoavaliação sobre seu desempenho na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de "clássico" na história e sua importância para a tradição ocidental.
  • Fornecer materiais de pesquisa para os alunos.
  • Fornecer exemplos de critérios de avaliação para ajudar os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o conceito de "clássico" na história e seus impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Elaborar um projeto que discuta o conceito de "clássico" na história, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios definidos na etapa 3.