Aula sobre O Conceito De Classico Na Historia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se desenvolveu ao longo dos séculos. A Antiguidade Clássica, por exemplo, é um período que influenciou profundamente a cultura, a política e a filosofia ocidental. Nesta aula, vamos discutir o conceito de "clássico" na história, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar o conceito de "clássico" na história. Em seguida, irá mostrar exemplos de como esse conceito pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a Antiguidade Clássica e outras culturas que foram influenciadas por ela. Eles devem buscar informações sobre a arte, a filosofia, a política e a cultura dessas sociedades.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do que eles entendem sobre o conceito de "clássico" na história. Eles devem incluir informações sobre a Antiguidade Clássica e outras culturas que foram influenciadas por ela.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo o que eles criaram no esboço e decidir qual é a melhor forma de apresentar o conceito de "clássico" na história. Eles devem levar em consideração as informações que pesquisaram e as ideias dos colegas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da apresentação do conceito de "clássico" na história. Eles podem utilizar recursos como cartazes, apresentações em slides ou vídeos curtos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber seu feedback e dos colegas. Eles devem levar em consideração as sugestões recebidas para aprimorar suas apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de entender o conceito de "clássico" na história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um protótipo de apresentação.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e receber feedback.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na apresentação do protótipo.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e receber feedback.
  • Compreensão do conceito de "clássico" na história.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o conceito de "clássico" na história.
  • Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Dar feedback aos alunos sobre seus protótipos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de entender o conceito de "clássico" na história.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a Antiguidade Clássica e outras culturas que foram influenciadas por ela.
  • Criar um esboço do que eles entendem sobre o conceito de "clássico" na história.
  • Discutir em grupo o que eles criaram no esboço e decidir qual é a melhor forma de apresentar o conceito de "clássico" na história.
  • Criar um protótipo da apresentação do conceito de "clássico" na história.
  • Apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback dos colegas e do professor.