Aula sobre O Conceito De Classico Na Historia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a cultura e a sociedade se desenvolveram ao longo do tempo. O termo "clássico" é usado para se referir a obras, ideias e valores que são considerados de grande importância e influência em uma determinada época. Por exemplo, na Antiguidade Clássica, as obras de Homero, Platão e Aristóteles são consideradas clássicas. Na aula de hoje, vamos discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o conceito de "clássico" na história e compartilharão suas ideias em grupos.Etapa 2 - Apresentação do tema
Você apresentará o conceito de "clássico" na história, explicando sua origem e como ele é aplicado em diferentes épocas e culturas. Serão apresentados exemplos de obras e ideias consideradas clássicas em diferentes períodos históricos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre o conceito de "clássico" na história, levando em consideração os exemplos apresentados por você. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com informações sobre o conceito de "clássico" na história, incluindo exemplos de obras e ideias consideradas clássicas em diferentes períodos históricos.Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e compartilharão suas ideias em grupos.Etapa 6 - Tarefa de casa
Os alunos poderão pesquisar sobre obras e ideias consideradas clássicas em diferentes culturas e períodos históricos e compartilhar suas descobertas na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o conceito de "clássico" na história, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação e valorização de obras e ideias consideradas clássicas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
- Reflexão crítica dos alunos sobre o conceito de "clássico" na história.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de "clássico" na história de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de registro de aprendizagem com informações relevantes sobre o conceito de "clássico" na história.
- Refletir criticamente sobre a importância da preservação e valorização de obras e ideias consideradas clássicas.