Aula sobre O Conceito De Classico Na Historia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a cultura e a sociedade se desenvolveram ao longo do tempo. O termo "clássico" é usado para se referir a obras, ideias e valores que são considerados de grande importância e influência em uma determinada época. Por exemplo, a Antiguidade Clássica, que compreende a Grécia e Roma antigas, é considerada um período de grande produção cultural e intelectual, que influenciou a cultura ocidental até os dias de hoje. Nesta aula, vamos discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá introduzir o tema e explicar o conceito de "clássico" na história. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações. Para cada estação, você deverá preparar/indicar materiais para auxiliar a pesquisa dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a Antiguidade Clássica e seus principais aspectos culturais, como arte, filosofia, política e religião. Eles deverão criar um resumo sobre o que encontraram e apresentar para os colegas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão debater sobre o alcance e limite da Antiguidade Clássica na tradição ocidental. Eles deverão discutir como a cultura clássica influenciou outras sociedades e culturas, e como isso pode ser visto nos dias de hoje.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação

    Nesta estação, os alunos irão criar uma obra de arte ou um texto inspirado na Antiguidade Clássica. Eles deverão utilizar os conhecimentos adquiridos nas estações anteriores para criar algo original e criativo.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Promover a pesquisa e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade e originalidade na criação artística ou textual.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar o conceito de "clássico" na história.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar os alunos durante as estações e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a Antiguidade Clássica e seus principais aspectos culturais.
  • Participar do debate sobre o alcance e limite da Antiguidade Clássica na tradição ocidental.
  • Criar uma obra de arte ou um texto inspirado na Antiguidade Clássica.