Aula sobre O Conceito De Classico Na Historia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conceito de "clássico" na história é um tema importante para entendermos como a tradição ocidental se desenvolveu ao longo dos séculos. A Antiguidade Clássica, por exemplo, é um período que influenciou profundamente a cultura, a política e a filosofia ocidental. Nesta aula, vamos discutir o conceito de "clássico" e como ele se aplica na história. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e explicar o conceito de "clássico" na história. Em seguida, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto e trazer exemplos de como o conceito pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre o tema em casa. Você deverá disponibilizar o material com antecedência e orientar os alunos sobre o que eles devem observar durante a leitura ou o vídeo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam no material e como o conceito de "clássico" pode ser aplicado na história. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá orientar a criação do template e explicar como ele será utilizado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os alunos deverão apresentar seus templates para a turma e explicar como eles utilizaram a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Você deverá avaliar os templates e fazer comentários sobre o desempenho dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os pontos mais importantes da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs bem estruturado e coerente.
  • Apresentação clara e objetiva do template.
  • Reflexão crítica sobre o tema.
  • Cooperação com os colegas durante a atividade.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Orientar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar os templates dos alunos e fazer comentários construtivos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs bem estruturado e coerente.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o tema e cooperar com os colegas durante a atividade.