Aula sobre O Conceito De Imperio Na Roma Antiga E Na Atualidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tema do Império nos leva a explorar a história da humanidade, desde os tempos da Roma Antiga até os dias atuais. É essencial que nossos alunos compreendam o que realmente significa um império, como ele surge, quais são as suas características e de que maneira ele impacta a vida das pessoas. Para auxiliá-los nessa jornada, vamos adotar uma abordagem pedagógica ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas. Nesse contexto, os alunos serão desafiados a criar um template especial, o Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Essa valiosa ferramenta servirá como um guia de avaliação da atividade, incentivando o aprofundamento do tema e seus subtópicos por parte dos nossos queridos estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é um império, suas características e como ele pode afetar a vida das pessoas. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá um intrigante problema relacionado ao tema dos impérios. Esses problemas foram cuidadosamente selecionados para desafiar a mente dos estudantes e estimular sua criatividade. Por exemplo, um grupo pode se deparar com o seguinte desafio: “Imagine que você é o líder de um antigo império e precisa tomar decisões difíceis para manter o controle sobre os territórios conquistados. Como você lidaria com a resistência da população local e asseguraria a lealdade dos cidadãos?”. Outro grupo pode ser desafiado a pensar em soluções para o seguinte problema: “Você foi designado como diplomata do império e precisa estabelecer relações comerciais vantajosas com outros impérios. Como você negociaria acordos comerciais justos e benéficos para ambas as partes?”. Esses problemas instigarão a reflexão e a busca por soluções inovadoras por parte dos grupos de alunos.

  3. Etapa 3 - - Pesquisa em grupo

    Os grupos devem pesquisar sobre o problema que receberam e encontrar soluções para ele. Eles devem utilizar fontes confiáveis e apresentar as referências utilizadas.

  4. Etapa 4 - presentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções para o problema. Os outros grupos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções apresentadas e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem avaliar o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado na atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a atividade realizada. Os alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para futuras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
  • Estimular a criatividade e a pesquisa em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na apresentação das soluções.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs preenchido.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os problemas.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a atividade realizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade.
  • Apresentar soluções criativas para o problema.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.