Aula sobre O Conceito De Imperio Na Roma Antiga E Na Atualidade

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema do Império é um elemento significativo na História, tendo sido relevante tanto na Roma Antiga como na atualidade. É fundamental que os alunos compreendam a natureza de um império, sua formação e funcionamento. Para auxiliar nessa compreensão, utilizaremos exemplos práticos como o Império Romano e o Império Britânico, destacando sua influência na história e cultura de seus respectivos períodos. A aula será conduzida com a metodologia ativa Cultura Maker, incentivando os alunos a criarem um template da Dinâmica dos 3 Qs. Esse template, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", servirá como uma ferramenta de avaliação individual, permitindo que os estudantes desenvolvam o tema e seus subtópicos de forma reflexiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é um império, como ele se forma e como funciona. É importante que os alunos compreendam a diferença entre império e outros tipos de governos, como a democracia e a monarquia.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para discutirem sobre o tema. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e dúvidas para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Eles devem utilizar esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre o Império Romano e o Império Britânico. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e dúvidas para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação de um mapa menta

    Os alunos devem criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características dos impérios e como eles influenciaram a história e a cultura de seus respectivos períodos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas mentais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa mental para a turma e explicar as principais características dos impérios e como eles influenciaram a história e a cultura de seus respectivos períodos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas mentais.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental criado.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as principais características dos impérios.
  • Dividir a turma em grupos para discussão e pesquisa.
  • Estimular a criação de mapas mentais.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Pesquisar sobre o Império Romano e o Império Britânico.
  • Criar um mapa mental sobre o tema.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.