Aula sobre O Conceito De Imperio Na Roma Antiga E Na Atualidade
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema do Império é um elemento significativo na História, tendo sido relevante tanto na Roma Antiga como na atualidade. É fundamental que os alunos compreendam a natureza de um império, sua formação e funcionamento. Para auxiliar nessa compreensão, utilizaremos exemplos práticos como o Império Romano e o Império Britânico, destacando sua influência na história e cultura de seus respectivos períodos. A aula será conduzida com a metodologia ativa Cultura Maker, incentivando os alunos a criarem um template da Dinâmica dos 3 Qs. Esse template, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", servirá como uma ferramenta de avaliação individual, permitindo que os estudantes desenvolvam o tema e seus subtópicos de forma reflexiva.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é um império, como ele se forma e como funciona. É importante que os alunos compreendam a diferença entre império e outros tipos de governos, como a democracia e a monarquia.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça para discutirem sobre o tema. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e dúvidas para a turma.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Eles devem utilizar esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Divida a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre o Império Romano e o Império Britânico. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e dúvidas para a turma.Etapa 5 - Criação de um mapa menta
Os alunos devem criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características dos impérios e como eles influenciaram a história e a cultura de seus respectivos períodos.Etapa 6 - Apresentação dos mapas mentais
Cada grupo deve apresentar seu mapa mental para a turma e explicar as principais características dos impérios e como eles influenciaram a história e a cultura de seus respectivos períodos.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas mentais.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa mental criado.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as principais características dos impérios.
- Dividir a turma em grupos para discussão e pesquisa.
- Estimular a criação de mapas mentais.
Ações do aluno
- Participar das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Pesquisar sobre o Império Romano e o Império Britânico.
- Criar um mapa mental sobre o tema.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.