Aula sobre O Conceito De Imperio Na Roma Antiga E Na Atualidade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O conceito de Império é um tema muito presente na história da humanidade, desde a Roma Antiga até os dias atuais. É importante que os alunos compreendam o que é um império, como ele se forma e como funciona. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é um império. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o Império Romano e responder a algumas perguntas, como: Como o Império Romano se formou? Quais foram as principais conquistas do Império Romano? Como o Império Romano se relacionava com outros povos?

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate

    Os alunos irão debater sobre o conceito de Império na atualidade. Apresente alguns exemplos de impérios atuais, como o Império Americano e o Império Chinês, e os alunos irão discutir sobre as características desses impérios e como eles se relacionam com outros países.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto sobre o conceito de Império na Roma Antiga e na atualidade. Eles deverão comparar as características dos impérios e analisar as diferenças e semelhanças entre eles.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade para a turma. Os alunos poderão tirar dúvidas e fazer comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância do conceito de Império na história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo e na atualidade.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza do texto produzido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Império Romano.
  • Participar do debate sobre o conceito de Império na atualidade.
  • Produzir um texto comparando o Império Romano e os impérios atuais.