Aula sobre O Conceito De Imperio Na Roma Antiga E Na Atualidade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O conceito de Império é de grande relevância na História, tanto na Roma Antiga quanto na atualidade. É fundamental para os alunos compreenderem o conceito de império, sua formação e características. Exemplos práticos, como o Império Romano e o Império Britânico, podem ser utilizados para ilustrar como eles deixaram um impacto significativo na história mundial. Na presente aula, adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e aprofundar o tema e seus subtemas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de Império e apresentando exemplos práticos, como o Império Romano e o Império Britânico.Etapa 2 - Pesquisa
Em seguida, apresente aos alunos como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada durante a aula. Disponibilize recursos de pesquisa, como textos, vídeos ou artigos, para os alunos poderem obter uma base de conhecimento sólida sobre o Império Romano e o Império Britânico.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala de aula, organize os alunos em grupos e incentive-os a discutir as informações que encontraram durante a pesquisa individual. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas conclusões e descobertas para toda a turma, compartilhando os principais aspectos sobre o Império Romano e o Império Britânico.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Oriente os estudantes a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, contendo os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação individual, na qual cada aluno poderá expressar seus pontos positivos, aspectos que poderiam ser melhorados e sugestões para o aprimoramento da atividade.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo deve apresentar o seu template preenchido para a turma e explicar como ele foi criado e como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos apresentados e destacando a importância do estudo sobre o Império na Roma Antiga e na atualidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
Ações do professor
- Explicar o conceito de Império e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
- Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Império Romano e o Império Britânico.
- Discutir as informações encontradas em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.