Aula sobre O Conceito De Imperio Na Roma Antiga E Na Atualidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conceito de Império é de grande relevância na História, tanto na Roma Antiga quanto na atualidade. É fundamental para os alunos compreenderem o conceito de império, sua formação e características. Exemplos práticos, como o Império Romano e o Império Britânico, podem ser utilizados para ilustrar como eles deixaram um impacto significativo na história mundial. Na presente aula, adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e aprofundar o tema e seus subtemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de Império e apresentando exemplos práticos, como o Império Romano e o Império Britânico.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em seguida, apresente aos alunos como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada durante a aula. Disponibilize recursos de pesquisa, como textos, vídeos ou artigos, para os alunos poderem obter uma base de conhecimento sólida sobre o Império Romano e o Império Britânico.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, organize os alunos em grupos e incentive-os a discutir as informações que encontraram durante a pesquisa individual. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas conclusões e descobertas para toda a turma, compartilhando os principais aspectos sobre o Império Romano e o Império Britânico.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os estudantes a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, contendo os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação individual, na qual cada aluno poderá expressar seus pontos positivos, aspectos que poderiam ser melhorados e sugestões para o aprimoramento da atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar o seu template preenchido para a turma e explicar como ele foi criado e como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos apresentados e destacando a importância do estudo sobre o Império na Roma Antiga e na atualidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de Império e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Império Romano e o Império Britânico.
  • Discutir as informações encontradas em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.