Aula sobre O Conceito De Renascimento

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele foi marcado pela valorização da razão, da ciência, da arte e da cultura clássica greco-romana. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de Renascimento e Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a sociedade da época. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as principais características do Renascimento e do Humanismo. Eles irão trabalhar em grupos e utilizarão post-its para organizar as informações.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão votar nas informações mais importantes e relevantes para o tema. Eles irão discutir em grupo e escolherão as informações que farão parte do template de Design Sprint.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão trabalhar em grupos e utilizarão materiais como papel, canetas e lápis de cor para criar o template.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar o template de Design Sprint para a turma e discutirão sobre as informações escolhidas e como elas se relacionam com o tema. Avalie a participação dos alunos e a qualidade do template criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Design Sprint.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade do template de Design Sprint criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Renascimento e Humanismo.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do template criado.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
  • Criar um mapa mental com as principais características do Renascimento e do Humanismo.
  • Criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.