Aula sobre O Conceito De Renascimento
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele foi marcado pela valorização da razão, da ciência, da arte e da cultura clássica greco-romana. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito de Renascimento e Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a sociedade da época. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que eles já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental com as principais características do Renascimento e do Humanismo. Eles irão trabalhar em grupos e utilizarão post-its para organizar as informações.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão votar nas informações mais importantes e relevantes para o tema. Eles irão discutir em grupo e escolherão as informações que farão parte do template de Design Sprint.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão trabalhar em grupos e utilizarão materiais como papel, canetas e lápis de cor para criar o template.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar o template de Design Sprint para a turma e discutirão sobre as informações escolhidas e como elas se relacionam com o tema. Avalie a participação dos alunos e a qualidade do template criado.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Design Sprint.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Qualidade do template de Design Sprint criado pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de Renascimento e Humanismo.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do template criado.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
- Criar um mapa mental com as principais características do Renascimento e do Humanismo.
- Criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.