Aula sobre O Conceito De Renascimento

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele foi marcado pela valorização do ser humano, da razão e da ciência, e pela redescoberta da cultura clássica greco-romana. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo, e como esses movimentos influenciaram a arte, a ciência e a sociedade da época. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do Renascimento e do Humanismo para a história da humanidade. Explique como a metodologia Design Thinking será utilizada.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre um personagem histórico do Renascimento, como Leonardo da Vinci ou Michelangelo. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do personagem e entendam suas motivações e desafios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os mapas de empatia criados. Eles irão compartilhar suas percepções e debater sobre as principais características do Renascimento e do Humanismo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e suas conclusões sobre o tema. Estimule a participação dos alunos e faça perguntas para aprofundar o debate.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática, como desenhar ou esculpir uma obra de arte renascentista. O objetivo é que eles coloquem em prática as habilidades e conhecimentos adquiridos.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final e peça que os alunos compartilhem suas impressões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos mapas de empatia criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar as principais características do Renascimento e do Humanismo.
  • Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.
  • Reflexão final dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para aprofundar o debate e estimular a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos na realização da atividade prática.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e pedir que os alunos compartilhem suas impressões e aprendizados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um personagem histórico do Renascimento.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a atividade prática proposta.
  • Compartilhar suas impressões e aprendizados na reflexão final.
  • Respeitar os colegas e o professor.