Aula sobre O Conceito De Renascimento
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, que marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Nesse período, houve uma grande valorização da cultura clássica greco-romana, o que influenciou a arte, a literatura, a filosofia e a ciência. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as principais características do Renascimento e como ele influenciou a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos irão criar um jogo para registrar as informações aprendidas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Renascimento, explicando suas principais características e como ele influenciou a sociedade da época.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como as informações sobre o Renascimento foram registradas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as principais características do Renascimento e como elas foram abordadas nos jogos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão e reforce os principais pontos aprendidos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre algum artista ou obra do Renascimento e apresentar no próximo momento.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais características do Renascimento.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Registrar informações de forma lúdica e engajadora.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de registro.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Cumprimento da tarefa de casa (se houver).
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva a metodologia utilizada.
- Dar exemplos práticos para ajudar os alunos na criação do mapa de registro.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva.
- Dar feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro.
- Contribuir com ideias criativas e originais para a criação do jogo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Cumprir a tarefa de casa (se houver).